1/41

HIGIENÓPOLIS - SÃO PAULO

EDIFÍCIO LOUVEIRA 1

2013 / 2014

Projetado em 1946 por um dos mais renomados arquitetos brasileiros - João Batista Vilanova Artigas - o Edifício Louveira é um dos marcos da Moderna Arquitetura de edifícios residenciais de São Paulo. Pela sua importância, o edifício foi tombado em 1992 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) com o seguinte argumento: "exemplo da primeira fase da moderna arquitetura paulistana".

Dos principais elementos que o qualificaram como exemplo podemos citar: A sua original implantação - rompendo com os tradicionais limites entre o espaço privado e o espaço público - e ao tratamento dado aos dois blocos do conjunto - criando uma interessante alternância entre os "cheios e os vazios" através de uma moderna fachada dinâmica e colorida. 

Os principais elementos originais do apartamento como pastilhas, tacos de peroba, jardim de inverno haviam sido retirados em intervenções anteriores, descaracterizando totalmente o apartamento. A proposta do r2arquitetos foi de restabelecer esses elementos de acordo com o novo programa, a saber:

Implantação de um novo espaço de trabalho (escritório) anexo às novas salas de jantar/estar; Ampliação das visuais e da iluminação natural; Reconfiguração e ampliação da área destinada à nova suíte; Ampliação da área de serviço; Ampliação das áreas destinadas aos armários/arquivos e, principalmente, a reconstrução da antiga área destinada ao Jardim de Inverno/Estúdio, com a recolocação das pastilhas do piso, a recuperação das pastilhas do pilar e a reconstrução da caixilharia do projeto original. Outro destaque foi a recuperação de toda a caixilharia de vedação das fachadas da frente e dos fundos.

ENTRAR EM CONTATO

Tel: 11 32315532

Email: contato@r2arquitetos.com.br

CONTATE-NOS

Avenida Higienópolis 101

Higienópolis - São Paulo - SP